História

Um pouco mais sobre nossa instituição

A Santa Casa de Misericórdia de Conquista, ora Santa Casa “Dr. Orlando” foi inaugurada em 10 de julho de 1955, em 15 de agosto do mesmo ano, as Irmãs Franciscanas Nossa Senhora do Amparo assumiram a Direção, sendo provedor o Sr. Alberto Martins Fontoura Borges.

No dia 11 de agosto de 1955 a Revma. Madre Geral assinou o contrato com a Santa Casa, onde as irmãs vieram se instalar. E em 11 de agosto, faltava o principal na Instituição: O Santíssimo, para os católicos significa a Presença Viva de Nosso Senhor Jesus Cristo. E em 22 de agosto o Sr. Bispo Diocesano concede a licença para que as Irmãs conservassem o Santíssimo na casa.

Em 19 de agosto de 1955 foi o primeiro dia que funcionou o ambulatório, sendo atendido 12 pacientes pelo médico Dr. Carlos Antônio Alvarenga. Assim, neste primeiro dia o ambulatório foi consagrado ao grande protetor dos enfermos “São José”.

A sala de operação foi inaugurada em 26 de agosto de 1955 com uma apendicectomia supurada. O paciente foi um menino de 11 anos.

Nasce a primeira criança em 14 de outubro de 1955 na Santa Casa “Dr. Orlando”. Fora dado o nome da criança de Maria do Amparo Eufrásia da Silva.

E em 14 de outubro de 1955, foi colocado o telefone em nossa Santa Casa.